Delegado
Delegado fluminense forma-se com destaque em curso na ESG

Criada, efetivamente, pela Lei nº 785, de 20 de agosto de 1949, a Escola Superior de Guerra (ESG), desde então, tem se constituído num Instituto de Altos Estudos, destinado a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de assessoramento e direção superior e para o planejamento da defesa nacional.
Dentre os cursos ministrados, há o Curso Superior de Inteligência Estratégica - CSIE, cujo objetivo é o de habilitar civis e militares para o exercício de funções de direção e assessoramento superior de Inteligência Estratégica, nos órgãos responsáveis pela formulação e acompanhamento de Política e Estratégia de Defesa, além de contribuir para o aprimoramento da doutrina de Inteligência, nos níveis operacional e estratégico, no interesse da Defesa e na preparação de recursos humanos para o Sistema Brasileiro de Inteligência - Sisbin.
No ano de 2003, sob o competente comando do Major-Brigadeiro-do-Ar Paulo Jorge Botelho Sarmento, a ESG, mais uma vez, ministrou o Curso Superior de Inteligência Estratégica, compondo uma turma de 19 estagiários oriundos de diversos órgãos do país e escolhidos, em rigoroso processo seletivo de títulos e investigação social, por seus conhecimentos, experiência, perfis adequados à atividade de Inteligência, idoneidade moral e reconhecidos serviços prestados ao Estado.

Nosso representante no curso, o delegado de polícia Jami-Noá Medeiros de Araújo, atuante e assíduo associado da Adepol-RJ, conta em seus quase 25 anos de serviço policial, com larga experiência nas áreas operacional, administrativa, jurídica e no magistério policial civil e militar, oriundo que é da Polícia Militar do RJ, de onde saiu no posto de major, para tomar posse no cargo que ora ocupa. Possui, entre outras, as especialidades na área de Inteligência e de piloto de helicópteros como as de maior interesse institucional.
O delegado Jami-Noá, ao cursar o Ciclo de Estudos de Política e Estratégia, ministrado na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, no ano de 2002, às suas próprias expensas, foi observado e, por seu destacado desempenho e adequação à atividade de Inteligência, foi indicado por aquela instituição ao Ministério da Defesa, para o rigoroso processo seletivo para o CSIE.
Com sua aprovação e indicação à matrícula pelo ministro da Defesa, o então secretário de Estado de Segurança Pública - deputado federal Josias Quintal, reconhecendo a importância do curso no contexto da Segurança Pública, ratificou o nome do delegado Jami-Noá e o enviou para a ESG, com a devida autorização governamental, onde se destacou no seio da turma, por sua postura, desempenho e por seus trabalhos, tendo buscado sempre a orientação de colegas mais experientes da Adepol e profissionais gabaritados da própria Secretaria de Segurança, como o atual subsecretário-geral, Marcelo Itagiba, e o atual subsecretário de Inteligência, coronel Romeu.
Tal destaque o fez merecedor de dois conceitos altamente meritórios e dignificantes para a nossa instituição policial, firmados pelo chefe da Divisão de Assuntos de Inteligência, sendo alvo de elogios que em muito elevam e enobrecem o nome da Segurança Pública Estadual.
A monografia apresentada pelo delegado Jami-Noá versou sobre o tema, proposto pela ESG, O papel da Atividade de Inteligência no apoio ao combate ao narcotráfico e demais crimes estruturados, abordando o assunto sobre os seus mais diversos matizes com riquezas de detalhes e dados e, ao final, apresentando sugestões.
Por fim, coube ao delegado Jami-Noá, por escolha unânime da turma, o desfecho dos trabalhos do curso, apresentando, em auditório, para o comandante da ESG, professores, membros do Corpo Permanente da Escola e convidados o Plano de Inteligência Estratégica de Defesa elaborado pelos estagiários. A apresentação e a profundidade do plano foram alvos de muitos elogios e encheram de orgulho o próprio comandante da ESG, que, desta forma, comprometeu-se a, pessoalmente, levar o trabalho ao conhecimento do ministro da Defesa.
Após a formatura, que contou com a presença de inúmeras autoridades, civis e militares, e com representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Adepol, o delegado Jami-Noá reapresentou-se à instituição, estando lotado, atualmente, na 19ª Delegacia de Polícia como delegado adjunto.
Assim, a Adepol-RJ sente-se honrada em ter em seus quadros um profissional de Segurança Pública como o delegado Jami-Noá, parabenizando-o publicamente pela conclusão do curso, numa singela mas justa homenagem e augurando que seus conhecimentos sejam úteis e, de alguma forma, aproveitados em prol da instituição policial.

  Calendário
  Carta de Belém
  Cartas
  Convênios
  Delegado
  Desarmamento 
  Deu nos Jornais
  Doutrina
  Editorial
  Ele está na História  
  Eleição
  Festa
  Inativos
  Itagiba
  PEC 
  Posse OAB
  Relator
 
Voltar